sábado, 29 de outubro de 2011

Escorrer fritos - A Horta Encantada

Nesta cozinha, gostamos muito de ideias que nos ajudem a poupar e reciclar e que nos facilitem a vida. Por isso também visitamos as cozinhas alheias para aprender como elas fazem.
A Luisa, da "Horta Encantada", dá uma sugestão muito interessante: utilizar os pacotes vazios da farinha para absorver a gordura dos fritos.
É uma boa solução para poupar (não gasta papel absorvente) e para reutilizar os pacotes vazios.
(foto retirada da Horta Encantada e publicada com autorização)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Simuladores de energia

Agora que se aproxima o Inverno, convém tomar medidas para poupar, por exemplo, na electricidade.
As medidas básicas já toda a gente sabe, não deixar lâmpadas acesas, desligar os aparelhos no botão, etc. Mas convém também saber se o tarifário de electricidade que temos é o mais indicado ao nosso consumo. Para isso fui à página da ERSE e fiz a simulação.


No meu caso, confirmei que o tarifário bi-horário da EDP é o que me convém.
Experimentem e depois digam qualquer coisa.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conserva de feijão verde

Este post já aqui está em rascunho há uns meses e só porque faltava tirar a foto para ilustrar. Acho que já é altura de o publicar.

Além da congelação, podem conservar o feijão verde em frascos, como os de compra.
Só precisam de feijão verde, frascos, água, sal e ervas aromáticas.
Lava-se e corta-se o feijão conforme o gosto e coloca-se dentro dos frascos previamente esterilizados (em água a ferver, na máquina da loiça, no esterilizador de biberões). Deita-se por cima até encher os frascos, 1litro de água que ferveu com 1 colher de chá de sal e um pouco de ervas aromáticas. Fecha-se bem os frascos (convém que sejam frascos que vedem bem) e colocam-se numa panela com água que se deixa ferver durante 15 minutos. Os frascos não precisam ficar totalmente submersos.
Esta fervura vai ajudar a cozer o feijão e a eliminar os microorganismos que provocam a deterioração das conservas.



Na imagem também aparece a conserva de tomate que fiz este ano e que já falei aqui. Também aparece o doce de figo que fiz com uns figos que me ofereceram e que se estavam a estragar. Cá em casa tudo se aproveita ou pelo menos tenta-se. Lá atrás também se vê uma garrafa de ginja que experimentei fazer este ano. Depois conto como ficou.