sábado, 29 de outubro de 2011

Escorrer fritos - A Horta Encantada

Nesta cozinha, gostamos muito de ideias que nos ajudem a poupar e reciclar e que nos facilitem a vida. Por isso também visitamos as cozinhas alheias para aprender como elas fazem.
A Luisa, da "Horta Encantada", dá uma sugestão muito interessante: utilizar os pacotes vazios da farinha para absorver a gordura dos fritos.
É uma boa solução para poupar (não gasta papel absorvente) e para reutilizar os pacotes vazios.
(foto retirada da Horta Encantada e publicada com autorização)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Simuladores de energia

Agora que se aproxima o Inverno, convém tomar medidas para poupar, por exemplo, na electricidade.
As medidas básicas já toda a gente sabe, não deixar lâmpadas acesas, desligar os aparelhos no botão, etc. Mas convém também saber se o tarifário de electricidade que temos é o mais indicado ao nosso consumo. Para isso fui à página da ERSE e fiz a simulação.


No meu caso, confirmei que o tarifário bi-horário da EDP é o que me convém.
Experimentem e depois digam qualquer coisa.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conserva de feijão verde

Este post já aqui está em rascunho há uns meses e só porque faltava tirar a foto para ilustrar. Acho que já é altura de o publicar.

Além da congelação, podem conservar o feijão verde em frascos, como os de compra.
Só precisam de feijão verde, frascos, água, sal e ervas aromáticas.
Lava-se e corta-se o feijão conforme o gosto e coloca-se dentro dos frascos previamente esterilizados (em água a ferver, na máquina da loiça, no esterilizador de biberões). Deita-se por cima até encher os frascos, 1litro de água que ferveu com 1 colher de chá de sal e um pouco de ervas aromáticas. Fecha-se bem os frascos (convém que sejam frascos que vedem bem) e colocam-se numa panela com água que se deixa ferver durante 15 minutos. Os frascos não precisam ficar totalmente submersos.
Esta fervura vai ajudar a cozer o feijão e a eliminar os microorganismos que provocam a deterioração das conservas.



Na imagem também aparece a conserva de tomate que fiz este ano e que já falei aqui. Também aparece o doce de figo que fiz com uns figos que me ofereceram e que se estavam a estragar. Cá em casa tudo se aproveita ou pelo menos tenta-se. Lá atrás também se vê uma garrafa de ginja que experimentei fazer este ano. Depois conto como ficou.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Preparação para os cabazes de Natal -Dicas

Temos de começar a pensar nos cabazes de Natal, o que oferecer, a quem oferecer, o que comprar, o que aproveitar e reciclar.
É aqui que eu entro, e espero poder ajudar com algumas dicas que tornem esta tarefa o mais simples, fácil e também divertida.
No nosso dia a dia existem tantas coisas que podemos usar , reaproveitar, reciclar e nem damos conta.
Ficam aqui algumas dicas :

Primeiro, os potes ou embalagens. Não compro nada, é tudo reutilizado de frascos de leguminosas, mayonese, café, patés ou molhos. Colocam se na máquina da loiça e os autocolantes no final do programa ou já sairam ou estão prontos a serem retirados. A máquina serve também para esterilizar os frascos pois a temperatura ajuda na limpeza de impurezas. Secam se muito bem e guardam se para futuras utilizações.
Até as embalagens de plástico que por vezes trazem vegetais como cogumelos, cenourinhas ou o tomatinho chucha, são utilizados para colocar umas bolachinhas ou bombons para oferta.Com um quadrado (recortado um pouco maior que a caixa) de papel vegetal cru ou de tom escuro o conteudo fica logo com outro look.
http://bembons.blogspot.com/2011/08/homemade-with-love-ii.html
Para as compotas, as tampinhas de tecido costumo reciclar de tecidos velhos, de roupa que vai a caminho do lixo ou de restos de panos. Tudo pode ser aproveitado. Aquela camisa qua já está puida mas que tem um xadrez engraçado pode muito bem ser aproveitada, um pano de cozinha que se estargou com um pouco de lixivia, pode aproveitar se aquele bocado que ainda está bonito, um tecido que sobre de se fazer uns cortinados. É só dar uso á imaginação e um pouquinho de tecido que nada vale pode ser uma tampinha num frasquinho de compota .Caso não se tenha á mão um tecido, pode se inventar com papel crepe, rafia, sarapilheira ou até de papel pardo.
http://bembons.blogspot.com/2011/08/homemade-with-love-ii.html
Para atar costumo colocar primeiro um elástico e depois um fio de ráfia de cor, cordel ou até de fitas de embrulhos. Aproveito os fios que vêem com flores, prendas ou até em embalagens. Há que ser visionária, eheheh.
Depois, nas compotas coloco sempre uma colherzinha (já me aconteceu abrirem logo o frasco e a colherzinha servir para provar!!) que fica com um toque especial. Pode se colocar um pau de canela, uma estrela de aniz enfiada no fio, um botão a rematar o laço. São apenas algumas ideias...

http://bembons.blogspot.com/2011/08/homemade-with-love-ii.html
As etiquetas podem ser feitas em Word, onde já existem algumas pré feitas (no menu, clicando no canto superior esquerdo,e depois em Novo) é só fazer download. Também podem optar por cria-las indo pesquisar imagens no Clipart e adicionar ao documento.Depois é só acrescentar o texto de modo a ficar enquadrado e com um tamanho que caiba na embalagem. Imprime-se e corta-se .
Podem colar com uma cola transparente, mas eu costumo colar com fita cola por detrás , uma vez que assim a pessoa pode reutilizar novamente o frasco.
Podem também cobrir todo o frasco com uma folha de papel de cor bonita, recortado ao tamanho do frasco e escreverem nessa folha o que a embalagem contém.
Existem também na net várias etiquetas/labels para se imprimir gratuitamente, é só imprimir e escrever com uma letra bonita.
Ficam só algumas dicas, mais virão.
Espero que gostem e que dêem largas á imaginação neste Natal ou até quando pretenderem ofereçer um "miminho" a alguém.

Bjinho
Rita

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Antes de ir de férias....

A newsletter deste mês da Bimby recomenda:
"Dê uma voltinha" no frigorífico e na despensa e conserve os alimentos para que não se estraguem durante a sua ausência:
- Ervas frescas: picar na Bimby, juntar água e congelar em cuvetes de gelo;
- Leite: congelar, para mais tarde fazer gelados na Bimby;
- Sobras de vinho: congelar e usar posteriormente em temperos;
- Alimentos com a validade a expirar: cozinhar e congelar! Quando chegar de férias vai saber-lhe bem ter uma refeição, pronta a comer, no seu congelador!

Boas férias

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ideias para um pic-nic

(imagem retirada daqui)

Hoje recebi uma newsletter com esta sugestão (cliquem para ver) e lembrei-me de partilhar convosco. É uma coisa que as cozinheiras que metem a colher nesta cozinha já fizeram nos seus pic-nics e resulta muito bem: usar garrafas de água para refrescar as malas e sacos térmicos. Como? Tira-se um pouco de água da garrafa e congela-se. Depois é só colocar essa garrafa congelada no saco ou mala. Assim o lanchinho fica fresco e no fim do dia ainda têm água fresca para beber.
E agora toca a preparar um pic-nic!!

sábado, 11 de junho de 2011

E o que fazer com os restos da salada?

Um dia destes, depois de um almoço em família, sobrou bastante salada de tomate com cebola. O que fazer? Deitar fora? E que tal aproveitar esses restos para um belo refogado? Já lá está o tomate, a cebola e o azeite. Só falta um dente de alho. Ah, também usaram vinagre no tempero? Não faz mal. Com a cozedura não se nota.
E se for salada de alface? Fica óptima na sopa.


Experimentem!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sacos ecológicos

Este cantinho tem andado um pouco parado. Confesso que não temos tido muito tempo para ele, mas vamos ver se a pouco e pouco nos conseguimos organizar e voltamos a deixar aqui as nossas dicas do dia-a-dia, coisas que nós fazemos nas nossas casas para poupar.

Hoje deixo aqui uma dica que acho muito útil!!

Cada vez mais hoje em dia utilizamos os sacos ecológicos nas compras. Os supermercados deixaram de dar sacos de plástico para que tenhamos um melhor ambiente. Encontrei este post no  blog Manga com Pimenta, e achei que seria uma boa dica para aqui deixar, aproveito também para mostrar os saquinhos feitos pela mãe da Cristina.




Aqui fica uma parte do estudo feito pelo professor Charles Gerba.

“… conforme disse Charles Gerba, professor da Universidade do Arizona e coautor do estudo, foram analisadas 84 sacolas de consumidores em Tucson, Los Angeles e San Francisco e nelas foram encontradas bactérias coliformes como a E.coli.
Segundo ele os consumidores não estão a par dos riscos e da necessidade de higienizar as sacolas toda semana.
De acordo com o estudo, 97% das pessoas nunca haviam lavado as sacolas e, uma limpeza bem feita poderia matar quase todas as bactérias.
O estudo americano afirma ainda que um aumento súbito no uso de ecobags sem uma campanha de educação que explique como evitar a contaminação cruzada pode trazer riscos para a saúde pública.
Os pesquisadores ressaltam que o objetivo do estudo não é discutir a validade das sacolas reutilizáveis, e sim informar consumidores e legisladores sobre como usá-las de maneira segura.
Então, vamos lá ao Roteiro da Sacola Limpa:
1) – Cada um na sua
Separe sacolas só para transportar alimentos crus, outras para carnes e outras para os produtos secos. As bactérias presentes na carne crua podem migrar para os outros produtos.
2) – Contaminação cruzada
Não use as sacolas que você leva para o supermercado para transportar roupas e livros. Isso pode levar à contaminação cruzada por bactérias como a Staphylococcus aureus.
3) – Limpeza
Higienize a ecobag uma vez por semana, na máquina de lavar roupa ou à mão, com sabão em pó. Uma limpeza bem feita é suficiente para matar a maioria dos micro-organismos perigosos.
4 – Evite o calor
Não deixe carne nas sacolas por muito tempo dentro do porta-malas. O calor favorece a proliferação das bactérias. Em duas horas no porta-malas, o número de micro-organismos se multiplica por dez.
Fonte: Universidade do Arizona e Universidade Loma Linda
Matéria publicada na Folha de São Paulo em 01/07/10″
Texto retirado do blog Agenda Ilustrada.
Então lembre-se, que para ter uma ecobag precisa também ter responsabilidade com a sua saúde!!!

Espero que vos seja útil.