quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Preparação para os cabazes de Natal -Dicas

Temos de começar a pensar nos cabazes de Natal, o que oferecer, a quem oferecer, o que comprar, o que aproveitar e reciclar.
É aqui que eu entro, e espero poder ajudar com algumas dicas que tornem esta tarefa o mais simples, fácil e também divertida.
No nosso dia a dia existem tantas coisas que podemos usar , reaproveitar, reciclar e nem damos conta.
Ficam aqui algumas dicas :

Primeiro, os potes ou embalagens. Não compro nada, é tudo reutilizado de frascos de leguminosas, mayonese, café, patés ou molhos. Colocam se na máquina da loiça e os autocolantes no final do programa ou já sairam ou estão prontos a serem retirados. A máquina serve também para esterilizar os frascos pois a temperatura ajuda na limpeza de impurezas. Secam se muito bem e guardam se para futuras utilizações.
Até as embalagens de plástico que por vezes trazem vegetais como cogumelos, cenourinhas ou o tomatinho chucha, são utilizados para colocar umas bolachinhas ou bombons para oferta.Com um quadrado (recortado um pouco maior que a caixa) de papel vegetal cru ou de tom escuro o conteudo fica logo com outro look.
http://bembons.blogspot.com/2011/08/homemade-with-love-ii.html
Para as compotas, as tampinhas de tecido costumo reciclar de tecidos velhos, de roupa que vai a caminho do lixo ou de restos de panos. Tudo pode ser aproveitado. Aquela camisa qua já está puida mas que tem um xadrez engraçado pode muito bem ser aproveitada, um pano de cozinha que se estargou com um pouco de lixivia, pode aproveitar se aquele bocado que ainda está bonito, um tecido que sobre de se fazer uns cortinados. É só dar uso á imaginação e um pouquinho de tecido que nada vale pode ser uma tampinha num frasquinho de compota .Caso não se tenha á mão um tecido, pode se inventar com papel crepe, rafia, sarapilheira ou até de papel pardo.
http://bembons.blogspot.com/2011/08/homemade-with-love-ii.html
Para atar costumo colocar primeiro um elástico e depois um fio de ráfia de cor, cordel ou até de fitas de embrulhos. Aproveito os fios que vêem com flores, prendas ou até em embalagens. Há que ser visionária, eheheh.
Depois, nas compotas coloco sempre uma colherzinha (já me aconteceu abrirem logo o frasco e a colherzinha servir para provar!!) que fica com um toque especial. Pode se colocar um pau de canela, uma estrela de aniz enfiada no fio, um botão a rematar o laço. São apenas algumas ideias...

http://bembons.blogspot.com/2011/08/homemade-with-love-ii.html
As etiquetas podem ser feitas em Word, onde já existem algumas pré feitas (no menu, clicando no canto superior esquerdo,e depois em Novo) é só fazer download. Também podem optar por cria-las indo pesquisar imagens no Clipart e adicionar ao documento.Depois é só acrescentar o texto de modo a ficar enquadrado e com um tamanho que caiba na embalagem. Imprime-se e corta-se .
Podem colar com uma cola transparente, mas eu costumo colar com fita cola por detrás , uma vez que assim a pessoa pode reutilizar novamente o frasco.
Podem também cobrir todo o frasco com uma folha de papel de cor bonita, recortado ao tamanho do frasco e escreverem nessa folha o que a embalagem contém.
Existem também na net várias etiquetas/labels para se imprimir gratuitamente, é só imprimir e escrever com uma letra bonita.
Ficam só algumas dicas, mais virão.
Espero que gostem e que dêem largas á imaginação neste Natal ou até quando pretenderem ofereçer um "miminho" a alguém.

Bjinho
Rita

9 comentários:

  1. Oi Rita!!Que lindos ficaram os potinhos, super fofos!! Nossa..vcs já estão pensando nos presentes de Natal, que delicia !!Adoro essa época !:) Beijos Tereza

    http://cozinhaperfumada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Rita,

    são umas belas sugestões, sim senhora...

    adorei

    jinhos

    ResponderEliminar
  3. ADORO EU SOU UMA DOIDA COM O NATAL JÁ COMEÇEI A FAZER AS COMPOTAS MAS NEM CHEGOU AOS FRASCOS, NESSE FIM DE SEMANA APARECEU TODA A GENTE, SAIU EM OUTRO OLHA NÃO HÁ TEMOS QUE FAZER MAIS, ENFIM, OBRIGADO PELAS DICAS BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  4. Que mão cheia de boas ideias, que fazem toda a diferença...
    Tudo muito bem organizado.
    Um beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Que delicados, Rita! Como eu não comemoro o Natal, essa dica é ótima para presentear os amigos a qualquer época do ano.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Oi Ana que kantinho lindo amei,convido para conhecer o Chá da tarde ,já estou seguindo viu....beijos
    http://selmaris.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Que cosas mas chulas y originales, creo que te las voy a copiar, jejejeje, no te importa ?? es que me encanta el detalle.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Também costumo guardar algumas das embalagens que acho terem um bom sistema de fecho, não estragando depois o que lá colocarmos. Ainda a semana passada fiz doce de abóbora com canela, laranja e nozes moídas.Era para dar no Natal -pois este ano acordamos não dar nada valioso, apenas simbólico-.Mas como gosto tanto de dar e como ele ficou uma maravilha, já dei 2 desses frascos. Mas a ideia da decoração personificada dos frascos é muito boa. E a aparência também ajuda muito na hora de receber.
    beijos

    ResponderEliminar
  9. Oi!!!
    Vim conhecer seu blog e já estou seguindo pra poder acompanhar suas postagens. Adorei!
    Beijosss

    Dany, Danielle

    ResponderEliminar

Podem deixar aqui qualquer dúvida que queiram ver esclarecida. Voltem sempre.
Beijinhos