quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sacos ecológicos

Este cantinho tem andado um pouco parado. Confesso que não temos tido muito tempo para ele, mas vamos ver se a pouco e pouco nos conseguimos organizar e voltamos a deixar aqui as nossas dicas do dia-a-dia, coisas que nós fazemos nas nossas casas para poupar.

Hoje deixo aqui uma dica que acho muito útil!!

Cada vez mais hoje em dia utilizamos os sacos ecológicos nas compras. Os supermercados deixaram de dar sacos de plástico para que tenhamos um melhor ambiente. Encontrei este post no  blog Manga com Pimenta, e achei que seria uma boa dica para aqui deixar, aproveito também para mostrar os saquinhos feitos pela mãe da Cristina.




Aqui fica uma parte do estudo feito pelo professor Charles Gerba.

“… conforme disse Charles Gerba, professor da Universidade do Arizona e coautor do estudo, foram analisadas 84 sacolas de consumidores em Tucson, Los Angeles e San Francisco e nelas foram encontradas bactérias coliformes como a E.coli.
Segundo ele os consumidores não estão a par dos riscos e da necessidade de higienizar as sacolas toda semana.
De acordo com o estudo, 97% das pessoas nunca haviam lavado as sacolas e, uma limpeza bem feita poderia matar quase todas as bactérias.
O estudo americano afirma ainda que um aumento súbito no uso de ecobags sem uma campanha de educação que explique como evitar a contaminação cruzada pode trazer riscos para a saúde pública.
Os pesquisadores ressaltam que o objetivo do estudo não é discutir a validade das sacolas reutilizáveis, e sim informar consumidores e legisladores sobre como usá-las de maneira segura.
Então, vamos lá ao Roteiro da Sacola Limpa:
1) – Cada um na sua
Separe sacolas só para transportar alimentos crus, outras para carnes e outras para os produtos secos. As bactérias presentes na carne crua podem migrar para os outros produtos.
2) – Contaminação cruzada
Não use as sacolas que você leva para o supermercado para transportar roupas e livros. Isso pode levar à contaminação cruzada por bactérias como a Staphylococcus aureus.
3) – Limpeza
Higienize a ecobag uma vez por semana, na máquina de lavar roupa ou à mão, com sabão em pó. Uma limpeza bem feita é suficiente para matar a maioria dos micro-organismos perigosos.
4 – Evite o calor
Não deixe carne nas sacolas por muito tempo dentro do porta-malas. O calor favorece a proliferação das bactérias. Em duas horas no porta-malas, o número de micro-organismos se multiplica por dez.
Fonte: Universidade do Arizona e Universidade Loma Linda
Matéria publicada na Folha de São Paulo em 01/07/10″
Texto retirado do blog Agenda Ilustrada.
Então lembre-se, que para ter uma ecobag precisa também ter responsabilidade com a sua saúde!!!

Espero que vos seja útil. 

17 comentários:

  1. Que chique...adoroooo essas frescurinhas, faz um bem danado pro meio ambiente parabéns.
    Bjinhus!!!
    Rose

    ResponderEliminar
  2. Muito bem lembrado, acho mesmo que algumas pessoas se esquecem de que há de se ter muito cuidado com a limpeza das ecobags, o perigo de contaminação é alto!
    Ótimas dicas!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  3. Hi Ana, thanks for stopping by my blog earlier. Nice knowing you. Oh, you have such an awesome blog here. Love what you did to all those recycle stuffs. They're so cute & useful. Hope to hear from you more often. Have a great day.
    Blessings, Kristy

    ResponderEliminar
  4. son preciosas que colores tan ideales
    Un beso

    ResponderEliminar
  5. Hi Ana, I have an award for you. Please feel free to drop by and collect the button.
    Kristy

    ResponderEliminar
  6. Que sacos ecologicos mas bonitos ..yo tambien uso cuando voy al mercado y de compras al super una de ruedas ...es mas comodo ,asi solucionamos el problema de la acumulacion de bolsas ...besos MARIMI

    ResponderEliminar
  7. Muito lindos e com cores a lembrar o verão, bjs.

    ResponderEliminar
  8. Muito lindos os sacos. Na verdade , aflige-me a quantidade monstruosa de sacos que "as caixas" do Continente dão aos clientes.Estou sempre a pedir para encherem bem os sacos com as compras e não separando os artigos da maneira como o fazem.Desde que não seja misturar no mesmo saco, por exemplo uma garrafa de lexívia e peixe ou algo semelhante.
    E elas às vezes respondem: ah.....pode ser?
    Talvez dando menos sacos, além de preservarem o ambiente, talvez pudessem baixar um pouco os preços.
    Já há muito tempo que ao arrumar umas gavetas deparei com uns sacos de pão antigos, de pano, e outros feitos em crochet. Passei a utilizá-los quando ía á padaria. A princípio as pessoas olhavam para mim. E embora uma grande parte das pessoas ainda leve o pão no saco de papel e este ainda dentro de um de plástico, o certo é que muitas pessoas já levam o saquinho de casa.

    ResponderEliminar
  9. Achei esta publicação muito interessante, se calhar muitos de nós nunca pensaram no assunto. Costumo lavar os meus, mas não fazia a separação dos diferentes produtos.

    ResponderEliminar
  10. first time here...awesome space you have..lovely recipes...happy to follow u..
    do stop by mine sometime..
    Tasty Appetite

    ResponderEliminar
  11. Aquí estoy devolviéndote la visita, muchas gracias por dejar tu comentario en mi blog.

    Me quedo como seguidora, así ya te tengo fichada, jajajaja.

    Por cierto un saquito precioso.

    Besitos.

    ResponderEliminar
  12. Publicação interessante! Bom fim de semana! Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Muy bonitas, ideales para meter el pan.
    Besinos!

    ResponderEliminar
  14. muy interesante.gracias por dar a cocnocer,muy preciosa,cariños y abrazos.

    ResponderEliminar

Podem deixar aqui qualquer dúvida que queiram ver esclarecida. Voltem sempre.
Beijinhos